Impressora para Sublimação: o guia completo para ler antes de comprar!

 

1. Processo de impressão e utilidade

A Impressora Sublimática é nada mais nada menos do que uma “impressora jato de tinta comum de uso genérico”. Uma impressora para sublimação não difere das outras na parte mecânica, o que vai lhe tornar diferente são as tintas utilizadas nela, já que para que o processo ocorra, você vai precisar de uma tinta sublimática, diferente das tintas normais que usamos para documentos ou fotografias, que são pigmentadas ou corante.


Para conseguir usar essa tinta sublimática, a impressora escolhida precisa ter uma característica específica, possuir um bulk ink instalado ou que ela seja da linha ecotank da Epson. Essas impressoras são ideais para estampar brindes, canecas, copos ou até mesmo camisas. Para você conseguir estampar tudo que você quer, é necessário saber qual tamanho de papel usar e isso nós comentamos no próximo tópico.

 

 

2. Tamanho A3 ou A4?

Essa escolha é muito importante e pode lhe economizar até 3 vezes o que você iria gastar, caso fizesse a escolha errada. E essa escolha vem a partir do seu nicho de atuação. Se você ou sua empresa fazem impressões somente em canecas e garrafas, por exemplo, não será necessária uma folha A3 para conseguir imprimir toda a área desejada. Caso esse não seja o seu nicho, e você trabalhe fazendo estampas de camisas, então, a melhor alternativa de fato são as impressoras sublimáticas A3, já que elas vão conseguir atender a todos os pedidos. Apesar de serem mais caras, valem a pena para a linha de produção, já que tem baixo custo de impressão.

 

3. Qual marca comprar?

A marca ideal para utilizar tintas sublimáticas é a Epson, que possui uma linha chamada Ecotank. Os modelos dessa linha possuem um tanque externo (bulk ink) de quatro cores (ciano, magenta, amarelo e preto) onde. Ao adquirir uma dessas impressoras, ao invés  de abastecer os tanques com as tintas que acompanham o produto (tinta para impressão comum, dia-a-dia), será necessário colocar no sistema a tinta sublimática em sua devida cor e fazer o processo convencional que o manual da impressora pede para reconhecimento.


4. Erros ao comprar impressora sublimática

4.1. Comprar usada:

Impressoras do tipo Jato de tinta, como são os modelos utilizados para sublimação, se ficarem muito tempo paradas, comumente apresentam problemas de entupimento.  Comprando uma impressora usada, provavelmente você irá se deparar com a cabeça de impressão entupida e, devido a isso, vai precisar de manutenção ou até mesmo de conserto, o que pode deixar ela ainda mais cara que uma impressora nova. Por isso, pondere bastante sobre essa decisão.


4.2. Garantia Estendida

Não aceite garantia estendida para esse produto, isso porque ao colocar tintas sublimáticas no compartimento das impressoras Epson, tira a garantia do produto imediatamente, o que faz você gastar dinheiro a troco de nada, já que você vai perder essa garantia de qualquer forma ao fazer essas modificações.


E porque eu tiraria a garantia da minha impressora?

A resposta é simples, ainda não existe no mercado uma impressora de pequeno formato específica para sublimação. Se você for um grande produtor e quiser uma impressora de grande formato, então você pode comprar uma impressora específica para isso e não terá problemas.


5. Dicas

Agora que você já é um expert em impressoras sublimáticas, vai escolher a máquina certa. Nós temos uma grande diversidade de modelos disponíveis com o melhor preço da internet. Clique aqui e confira!

Sobre a loja

Melhores preços em Impressoras, Caderno Inteligente, Suprimentos, Câmeras, Acessórios Gamer, Eletrônicos e muito mais! Parcele em até 10x sem juros e receba em qualquer lugar do Brasil.

Social
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
  • PagSeguro V2
Selos

Maxco Comercial de Produtos de Escritorio Eireli - CNPJ: 32.392.393/0002-01 © Todos os direitos reservados. 2022